29/04/2024

Notícia/Campo Belo

Atividades presenciais de ensino superior em Minas podem retornar na próxima semana

As aulas presenciais das instituições de ensino superior em Minas Gerais poderão ser retomadas na semana que vem. O anúncio foi feito pelo governo estadual nesta quarta-feira (23). Não há, porém, data certa. Tudo depende da divulgação dos protocolos necessários para o retorno — o que deve ocorrer entre terça (29) e quarta (30)

Continua após a publicidade

A autorização foi dada junto ao aval para a reabertura das escolas de ensino básico em solo mineiro. O ensino superior poderá voltar a funcionar presencialmente nas cidades contempladas pela onda amarela do Minas Consciente. O nível é tido como intermediário no que tange ao risco de contágio pelo novo coronavírus.

Atualmente, 13 das 14 macrorregiões mineiras estão no nível amarelo do programa estabelecido pelo governo estadual para a retomada econômica. Apenas o Norte está no estágio verde — o mais seguro. Portanto, se o cenário permanecer assim na nova atualização do Minas Consciente, todo o estado poderá ter aulas físicas de graduação, pós-graduação e afins.

“Estamos com todas as atividades não essenciais podendo funcionar, graças aos parâmetros epidemiológicos que atingimos”, garantiu o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Ele e o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, destacaram a necessidade das medidas de prevenção para evitar recuos na flexibilização.

Escolas no dia 5

O governo definiu 5 de outubro como data para reabertura das escolas de ensino básico. As instituições de ensino, contudo, utilizarão a data como início da definição de estratégias para o retorno.

O Estado planeja receber estudantes do terceiro ano do ensino médio a partir do dia 19. A adesão à retomada, contudo, será escolha dos responsáveis pelos jovens.

Continua após a publicidade

Segundo o mais recente boletim da saúde estadual, o número de mortes por COVID-19 em Minas Gerais mais que triplicou em relação ao levantamento anterior.

Veja também