30/09/2025

Notícia/Região

Cana Verde lidera os índices de incidência de dengue no Sul de Minas

No Sul de Minas, Cana Verde se destaca pelo maior índice de residentes afetados pela dengue. Com uma população ligeiramente acima de cinco mil pessoas, cerca de 22% dos habitantes receberam diagnóstico positivo para a doença neste ano.

Continua após a publicidade

"A gente acredita que até haja mais casos, né? Porque os casos que a gente tem notificado são os casos que procuraram atendimento. A gente acredita que por se tratar de um município pequeno, a transmissão acontece de maneira mais rápida. A gente começou as ações já para contenção rapidamente, contratou mais profissionais para poder fazer a questão das visitas, da prevenção, mas mesmo assim ficou incontrolável", explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Sueli Carneiro de Morais.

Em função do aumento dos casos, Cana Verde decretou estado de emergência em saúde no início do ano. Entretanto, somente em março a prefeitura adquiriu o equipamento de nebulização Fumacê.

Continua após a publicidade

Cana Verde, com uma população de 5.272 habitantes conforme o último censo de 2022, registrou 1.180 casos confirmados de dengue, elevando a incidência para mais de 22%. Todos os pacientes são atendidos em dois Postos de Saúde da Família (PSFs), já que a cidade não possui hospital. O mais próximo é em Campo Belo, a 20 km de distância.

Veja também