28/04/2024

Notícia/Colunista

Por Dr. Thiago Reis Sallum: Glaucoma, um mal silencioso

Anuncie sua empresa também, no site Portal Campo Belo, ligue (35) 9.9707-3488.

O glaucoma é uma doença ocular que provoca lesão no nervo óptico (estrutura que envia as imagens do olho para o cérebro), comprometendo o campo visual e podendo levar à cegueira.

Principal causa de cegueira irreversível, o glaucoma afetará 80 milhões de pessoas em 2020 e 111,5 milhões em 2040 em todo o mundo, segundo projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os principais fatores de risco são: pressão intraocular elevada, histórico familiar, idade acima de 40 anos, embora possa ocorrer em qualquer idade, uso de corticóides, doenças oculares (inflamações, descolamento de retina) e problemas de saúde como diabetes, cardiopatias e hipertensão arterial.

O glaucoma é uma doença assintomática e silenciosa no início, ou seja, o paciente perde partes do campo visual sem perceber, não apresentando dor ou outros sintomas. Em alguns casos raros, pode ocorrer a crise aguda de glaucoma, que causa forte dor e embaçamento da visão no olho afetado.

Caso não sejam realizados exames frequentes, o paciente possivelmente descobrirá o glaucoma já em estágio avançado, com perda irreversível da visão.

É uma doença que não tem cura, mas sua progressão pode ser controlada. O tratamento visa controlar a pressão intraocular através de colírios, laser ou cirurgia. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental. A prevenção só depende de você! Por esta razão, mantenha sua consulta oftalmológica periódica em dia.

Clique aqui e acesse a página do Facebook do Instituto de Olhos de Campo Belo

autor

DR. THIAGO REIS SALLUM

CRMMG 39.788 / RQE 29.119

MÉDICO PELA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS/ BH.

ESPECIALISTA EM OFTALMOLOGIA PELO CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA E ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA.

FELLOWSHIP EM GLAUCOMA PELA SANTA CASA DE BELO HORIZONTE.

 

INSTITUTO DE OLHOS DE CAMPO BELO

PRAÇA CÔNEGO ULISSES, 37 – CENTRO – CAMPO BELO/ MG

Telefones: (35) 3832-4205/ (35) 99930-2809

 

 

Veja também