28/04/2024

Notícia/Campo Belo

Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento realiza palestra Terceira Onda do Café

Participe do site Portal Campo Belo pelo whatsapp (35) 9 9707-3488

A Prefeitura de Campo Belo, através da Secretaria de Desenvolvimento e da Divisão de Agricultura Pecuária e Pesca trouxe ao Município na noite de quinta-feira, 12 de julho, a Palestra intitulada “Terceira Onda do Café”, que foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação.



Foram apresentados temas, como: As Ondas do Café; Histórico do Consumo de Café. Criação da ACAVE- Associação dos Cafeicultores do Campo das Vertentes; Promover e Agregar ao Café e os produtos do Campo das Vertentes; e Gerir IG Campo das Vertentes. O evento teve como palestrante: Elisa R. Guimarães, doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA.



Também estiveram presentes o secretário municipal de Desenvolvimento, Eustáquio de Azevedo Silva, o chefe da Divisão de Agricultura Pecuária e Pesca, José Itamar Almeida.



O público, formado por cafeicultores, comerciantes e apreciadores do café puderam acompanhar a história da trajetória e mudança do café, desde a plantação, comercialização, uso da bebida e de como o consumidor vê estas mudanças, sobretudo, mostrando aos cafeicultores como agregar qualidade ao produto, não apenas visando aumento da produtividade e renda, mas oferecendo aos consumidores um produto final de maior qualidade.



As Ondas do Café - Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, influenciado por novas tendências e tecnologias e não poderia ser diferente no mundo dos Cafés Especiais. Muitos foram as mudanças dessa bebida e essas mudanças e evoluções se dividiram nas chamadas ondas do café, conceito criado pelo barista Trish Skeie em 2003 e desde então ganhou popularidade entre os entusiastas do café.



A primeira onda se deu após a 2ª Guerra Mundial, onde houve a proliferação da bebida. A segunda onda foi marcada pelo aparecimento de grandes redes de cafeterias propagando o hábito de tomar café gourmet. A ascensão do uso de máquinas de café expresso e também a valorização do grão arábica em oposição ao robusta, agregando mais valor ao produto. A Terceira Onda do Café é uma nova etapa do consumo da bebida, que engloba apreciadores cada vez mais exigentes, que buscam qualidade superior e se interessam por detalhes do método de produção, desde o grau de torra e beneficiamento, até o nome do produtor, sendo um nicho que pode representar uma boa oportunidade para o produtor que atenda às exigências deste mercado.


Outras imagens desta notícia

Veja também