27/04/2024

Notícia/Campo Belo

Mobilização de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é feita em Campo Belo

Participe do site Portal Campo Belo pelo whatsapp (35) 9 9707-3488

Foto: Divulgação

A data 18 de maio é marcada como o Dia Nacional de Mobilização de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e neste dia, acontece várias ações que buscam alertar a sociedade para a necessidade de unir mais redes de proteção contra a violência sexual infanto-juvenil, incentivando a denúncia através do Disque 100.



Com o tema “Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, a nova campanha foi lançada neste mesmo dia. A campanha faz parte do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-juvenil e é realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e demais integrantes da Comissão Intersetorial.



Essa data foi escolhida a partir de 2000, quando o Congresso Nacional aprovou a Lei 9.970, a qual institui o dia 18 de maio como dia nacional para a mobilização e conscientização de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Foi justamente para lembrar o trágico acontecimento, em 1973, quando a menina Araceli Cabrera foi morta por um grupo de viciados da alta sociedade da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo. Na época, o caso teve grande repercussão nas mídias, mas até hoje os culpados do crime não tiveram punição.



Portanto, vamos cada vez mais fortalecer e contribuir com a vida das nossas crianças e adolescentes do planeta, através da atenção, cuidado e muito carinho, com responsabilidade e compromisso coletivo.



 



Neste ano, além do slogan nacional “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, o município de Campo Belo – MG através do CREAS, CRAS e CONSELHO TUTELAR, com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social e demais Equipamentos tem como tema geral da campanha, a frase: “Uma cidade que quer ser grande, tem que proteger quem ainda não terminou de crescer”.  Através de apresentação teatral, vídeos, Rodas de conversas , panfletagem,  simbolicamente “o canteiro de flores” plantado nos jardins das escolas, UBSs, como também no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), PREFEITURA MUNICIPAL, SMAS, CREAS, CONSELHO TUTELAR, CRAS, SAI, RESIDÊNCIA INCLUSIVA e SINE. Com ampla divulgação na mídia escrita, falada e nas diversas Igrejas do Município.



 



“Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”



 


Veja também