28/04/2024

Notícia/Campo Belo

Conheça e escolha o aparelho ortodôntico ideal para você

Metálicos, transparentes, de porcelana, com borrachas coloridas ou totalmente incolores, não importa o modelo a verdade é que o aparelho ortodôntico já se tornou realidade na vida de muitos brasileiros.



Até o final dos anos 70, o aparelho dentário era muito desconfortável e feio. Mas, com o passar dos anos, as pesquisas foram evoluindo e hoje existe uma grande variedade de modelos com diversas funcionalidades e que permitem ao paciente escolher o formato que mais se adequa ao estilo de vida e de bolso.



Aparelho ortodôntico fixo ou móvel?



Aparelho móvel



O aparelho ortopédico – mais conhecido como aparelho móvel – é utilizado principalmente em crianças de até 12 anos. A função desse modelo é, entre outras coisas, realizar alterações na estrutura óssea dos pacientes. Quando o paciente está em crescimento é mais fácil corrigirmos as falhas que possam existir nessa estrutura. Existem muitos casos que, só serão resolvidos na idade adulta com cirurgias, mas que quando crianças, conseguimos corrigir facilmente com aparelhos móveis ortopédicos. A criança deve utilizar o aparelho móvel constantemente, apenas removendo para as refeições e higienização.



Pensando em melhorar a aceitação das crianças, já é possível confeccionar os modelos com personagens das histórias infantis mais queridas das crianças. Se o dentista do seu filho recomendar o uso de aparelho móvel, veja a possibilidade de personalização com o personagem que ele mais gosta. Será um grande incentivo para seguir o tratamento corretamente até o fim.



Aparelho fixo metálico



O aparelho fixo metálico começou a ser conhecido no final dos anos 80, quando se tornou comum entre os adolescentes, mas ainda não era acessível devido ao valor cobrado pelo tratamento. Nesse modelo, a correção é feita diretamente nos dentes e não mais no osso, como nos aparelhos ortopédicos. Por meio de força mecânica, que movimenta os dentes, o aparelho os coloca na posição adequada.



Por conta do grande volume de adolescentes que utilizam o modelo de aparelho fixo metálico, a indústria desenvolveu diversas customizações que deixaram o aparelho metálico mais divertido. As famosas “borrachinhas”, utilizadas para fixar o fio nos braquetes, ganharam novas opções de cor e forma. Hoje, já é possível encontrar “borrachinhas” no formato dos naipes do baralho, por exemplo. Já pensou em pensou em transformar seus braquetes em um jogo de cartas? Seus amigos vão adorar.



 aparelhocartas



Aparelhos fixos estéticos



Agora se você já não é mais um adolescente e está buscando um modelo de aparelho dentário mais discreto para o seu estilo de vida, não se preocupe, pois esse modelo já existe. O volume de adultos que vai em busca do sorriso perfeito cresceu muito nos últimos anos. De olho nesse público muito exigente, a indústria desenvolveu braquetes quase transparentes, que tiram totalmente o aspecto metálico adolescente do aparelho ortodôntico. Na parte funcional, possuem as mesmas qualidades do aparelho metálico, mas os braquetes são mais discretos.



Existem atualmente dois modelos de aparelho fixo estéticos: o de porcelana e o de safira. Vamos explicar as diferenças para que você possa escolher o melhor modelo para suas necessidades.



Aparelho Fixo de Porcelana – Os braquetes de porcelana possuem um aspecto leitoso e opaco. Apesar da aparência frágil, os aparelhos fixos de porcelana são bem resistentes e não quebram com facilidade. Os braquetes de porcelana ainda são muito utilizados porque o valor do tratamento é mais acessível do que um tratamento com braquetes de Safira. Mas, se você procura por mais transparência, talvez ainda não seja esse seu modelo de aparelho ortodôntico ideal.



  aparelhoclean



Aparelho Fixo de Safira – se você está procurando um aparelho dentário totalmente estético esse modelo é pra você. Ele é feito com uma Porcelana Monocristalina que dá ao braquete um aspecto transparente, tornando-o praticamente invisível junto ao dente. Quer uma notícia ainda melhor? É o modelo estético mais resistente – inclusive que o de porcelana – e não amarela, ou seja, até o término do seu tratamento, os aspecto do braquete será o mesmo. Esse modelo ainda possui outra grande vantagem frente ao modelo de porcelana que é o desgaste no local do fio metálico. No modelo de Safira esse desgaste é praticamente igual ao do metálico, que é considerado o mais resistente entre os aparelhos ortodônticos estéticos.



Confira mais sobre aparelhos ortodônticos transparentes



aparelhotransparente



Quer combinar materiais diferentes? Por que não?



Nesses 25 anos que o aparelho ortodôntico se tornou acessível, o mercado trouxe diversas soluções. Além de tornar o aparelho fixo mais bonito, houve grande evolução no tratamento quando o quesito é tempo. Trata-se do aparelho dentário conhecido como Autoligado. Mas, o que esse modelo tem de tão revolucionário? Ele eliminou a necessidade de borrachinhas para prender o fio ao braquete. A falta dessas borrachinhas elimina o atrito entre fio e braquete e dessa forma o aparelho funciona melhor e mais rapidamente, além de tornar as visitas ao dentista menos frequentes – o paciente visita o consultório a cada dois meses (8 a 10 semanas) para ajuste e não mensalmente, como no modelo convencional.



Agora você deve estar se perguntando: queria combinar essa comodidade com a elegância do aparelho ortodôntico transparente. Será que é possível? Sim, você pode solicitar ao dentista colocar um aparelho Autoligado de Safira, por exemplo. Com essa combinação, você usará um aparelho dentário quase imperceptível.



aparelhodecorado



Perceba na imagem que o Autoligado não possui nenhuma “borrachinha” para ligar o fio ao braquete. Em ambos os modelos, o próprio braquete é que segura e ativa o fio de contenção.



Quero corrigir meu sorriso com um aparelho ainda mais discreto



Agora que já conhece todos os modelos de aparelhos ortodônticos fixos, você pode estar pensando que nenhum deles ainda atende suas necessidades de descrição. E pensando nesse público é que surgem os alinhadores invisíveis. São placas transparentes confeccionadas em impressoras 3D que simulam as mudanças necessárias nos dentes durante o tratamento para chegar ao alinhamento perfeito.



Funciona da seguinte maneira: a cada 15 dias, o paciente troca a placa por uma nova até a correção final. Pronto, é disso que eu preciso – você deve estar pensando, certo? Mas, como toda grande inovação, o modelo de alinhador invisível ainda não ganhou escala para se tornar acessível à maior parte das pessoas.



O Consultório Odontológico conta com a especialista em Ortodontia, Drª Fernanda de Abreu Silva. A Ortodontia é a especialidade que trata dos problemas relacionados à posição da arcada dentária. Se você percebeu seus dentes tortos, desalinhados ou nascendo por cima de outro, procure a Drª Fernanda, que irá te indicar o melhor procedimento. 



O Consultório Odontológico está localizado na Praça Rui Barbosa, nº 51, no Centro de Campo Belo. Para maiores informações ligue (35) 3831-6218 / 9.8867-1023.











 


Veja também