27/04/2024

Notícia/Colunista

Por Doutor Tássio Alvarenga Lopes: Comunicação primitiva!

Foto: Dr. Tassio Alvarenga Lopes

Ao dominar a capacidade de comunicação verbal e escrita o ser humano transcendentalizou sua passagem pela terra. Colocou-se na vanguarda do seres vivos e adquiriu o status de deus na terra, dominando e escravizando seres e processos.

Saber se comunicar é saber abrir portas, garantindo uma posição de sucesso evolutivo. Através da palavra falada e escrita expressamos nossos sentimentos, nossas ideias, nos defendemos e nos projetamos em nosso ambiente.

Entretanto, um fenômeno arcaico tem crescido em incidência no mundo atual e tem sido responsável por atrocidades e sofrimentos cada vez maiores nos dias de hoje. Estamos abandonando a comunicação verbal e escrita em detrimento à comunicação primitiva.

Na comunicação primitiva, nossos desejos, anseios e pulsões serão expressos por atos conscientes ou inconscientes, direcionados ao próprio corpo ou a terceiros.

Em muitas situações de conflito pessoal, existencial, acadêmico ou profissional estamos perdendo a capacidade de gerenciamento de conflitos. Estão cada vez mais comuns atos de autoagressão ou agressão a terceiros ou tentativas de suicídio em momentos de frustração.  Pense um pouco! Não seria melhor conversar sobre nossos conflitos, procurar uma terapia de suporte e abrir diálogos com nossos desafetos do que tentar se cortar, beber remédios ou venenos ou agredir amigos e vizinhos?

Abrir mão da comunicação e deixar de aprimora-la é sonegar o fato de sermos seres racionais e inteligentes. Comunicar primitivamente é nos aproximarmos de nosso origem animal. Se o mundo anda desregrado e incompreensível é porque estamos relegando a arte de se comunicar a segundo plano.

autor

POR: DR. TASSIO ALVARENGA LOPES

PSIQUIATRA COM FORMAÇÃO EM MEDICINA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA E RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRIA PELO CENTRO HOSPITALAR PSIQUIÁTRICO DE BARBACENA DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE MINAS GERAIS.

CRMMG 47.499 RQE 34.293

 

RUA EXPEDICIONÁRIO BOAVIDIR MASSOTE, 354, CENTRO CAMPO BELO/MG

(35) 99246-4654

(35) 99906-1224

Veja também