29/04/2024

Notícia/Região

Homem morre e imóveis ficam destruídos em forte explosão em Formiga/MG

Foto: Imóveis completamente destruídos com a explosão. Foto: Últimas Notícias

Uma explosão de forte intensidade foi registrada na cidade de Fomiga/MG, na Avenida Guiomar Garcia Neto, no Centro da cidade, por volta das 3h dessa quinta-feira (7).

Continua após a publicidade

Na área, que era toda ocupada por imóveis comerciais, o cenário é de completa destruição. 

As informações são de que a explosão teria ocorrido no reservatório de gás de uma padaria, quando um padeiro chegou ao local para iniciar o dia de trabalho. A vítima Leone Márcio Augusto (foto abaixo), de 22 anos, faleceu devido à explosão. A padaria foi inaugurada na sexta-feira passada, dia 01 de Novembro. 

Continua após a publicidade

O impacto causou ainda danos em vários imóveis da região que precisarão ser periciados pelo Corpo de Bombeiros para saber se haverá necessidade de evacuação.

As autoridades responsáveis foram acionadas e estão fazendo os devidos levantamentos sobre o caso.

Continua após a publicidade

Chegando ao local, os militares acionaram a Cemig para desligar a energia, já que a fiação estava exposta. Ao vasculhar os escombros, eles encontraram o corpo da vítima soterrado sob parte da laje.

Ainda segundo os Bombeiros, no local foram encontrados quatro vasilhames de gás dos tipos P190 e P13. O proprietário informou que a central de gás foi instalada por uma empresa de Belo Horizonte.

Continua após a publicidade

Os trabalhos dos bombeiros, que chegaram em três viaturas, foram finalizados por volta das 5h30. Havia escombros do imóvel até na praça do Terminal Rodoviário, do outro lado da rua.

“Era um comercial de materiais de construção e fizeram uma reformulação comercial. Eram dois pavimentos. Em cima ainda estava em construção e embaixo tinha a padaria”, detalha o sargento Aguiar, do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, residências e outros imóveis ao lado e nos fundos também foram danificados. Toda a avenida foi isolada.

Continua após a publicidade

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA DE FORMIGA
 
A Administração Municipal comunica que no dia 09 de setembro de 2019 deu entrada na Secretaria Municipal de Fazenda um pedido de alvará de funcionamento para o estabelecimento comercial que explodiu na madrugada desta quinta-feira, dia 07 de novembro, próximo ao Terminal Rodoviário. A solicitação refere-se às seguintes atividades: Restaurante, lanchonete, casa de chá, sucos e similares, que estavam em fase de planejamento. Em momento algum, o documento menciona o funcionamento de uma padaria.
Para a emissão do alvará de funcionamento, seriam necessários os laudos de Defesa Civil, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente. Esses documentos estão dentro do prazo de emissão. Portanto, o estabelecimento referido não havia sido liberado para o funcionamento.
O imóvel onde anteriormente funcionava outro estabelecimento comercial está legalizado com HABITE-SE, porém não foi protocolado nenhum pedido de reforma do local para o funcionamento do comércio que explodiu.
É válido destacar que a Lei Federal 13.874, de 20 de setembro de 2019, permite comerciantes desenvolverem atividades econômicas de baixo risco, como Restaurante, lanchonete, casa de chá, sucos e similares e fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria, sem a necessidade de quaisquer atos públicos (concessão, licença, autorização, alvará, cadastro e outros) de liberação da atividade econômica.
A Administração Municipal informa que já tomou as providências sobre a limpeza e a liberação do trânsito no local. O Executivo lamenta o ocorrido e se solidariza com a família do funcionário que perdeu a vida no estabelecimento.

Continua após a publicidade

 

 

 

Outras imagens desta notícia

Veja também