25/10/2025

Notícia/Campo Belo

Brasil recebe lote de medicamento para tratar câncer de mama no SUS

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Ministério da Saúde recebeu nesta segunda-feira (13) o primeiro lote do medicamento trastuzumabe entansina, usado no tratamento do câncer de mama HER2-positivo em estágio 3, especialmente em pacientes que ainda apresentam a doença após a quimioterapia.

Continua após a publicidade

Nesta entrega, chegaram 11.978 unidades, e o total será dividido em quatro lotes, com novas remessas previstas para dezembro, março e junho. O investimento federal é de R$ 159,3 milhões para a compra de 34,4 mil frascos, que devem atender toda a demanda do SUS e beneficiar cerca de 1.144 pacientes até 2025.

O medicamento, segundo o ministério, reduz em até 50% a mortalidade e a recidiva local da doença. A distribuição às secretarias estaduais começará ainda em outubro, com pacientes recebendo o tratamento até o início de novembro.

Veja também