Uma onça parda (suçuarana) foi encontrada morta na manhã deste domingo (3) após ser atropelada no km 364 da BR-265, na reta da Bebela, sentido Lavras.
O que passava pelo local por volta das 7h, avistou o animal no acostamento, parou o veículo, filmou a cena e compartilhou o vídeo como alerta para outros condutores.
O atropelamento de animais silvestres é um problema frequente nas rodovias brasileiras. Com mais de 1,7 milhão de quilômetros de estradas cortando áreas urbanas, rurais e de preservação, a fauna nativa está constantemente em risco.
Levantamentos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) apontam que cerca de 17 vertebrados são atropelados por segundo no país. A estimativa anual envolve milhões de mortes, inclusive de espécies ameaçadas, como tamanduás, lobos-guará, capivaras, tatus e antas.
Especialistas defendem a adoção de medidas como passagens de fauna, cercas de contenção e sinalização adequada em pontos críticos para reduzir os impactos nas estradas.
O caso reforça a urgência de ações que conciliem desenvolvimento com a preservação da vida silvestre e a segurança dos motoristas.