Daniela Maia, de 10 anos, natural de Divinópolis/MG, foi selecionada para o Grand Prix de Vienna, que será realizado em fevereiro de 2026, na Áustria. A jovem bailarina conquistou a vaga ao se destacar na etapa mineira do Youth Grand Prix (YAGP) Brasil, durante o festival Arte e Dança, em Belo Horizonte.
O YAGP é uma competição internacional que realiza audições em vários países e oferece bolsas de estudo e atividades formativas para jovens talentos. Além da classificação para Viena, Daniela também recebeu uma bolsa integral para a School of Ballet Central New Jersey, nos Estados Unidos, e foi convidada a participar do intercâmbio Magic Dance Cruise, que ocorrerá a bordo do navio MSC Lírica, em 2026.
Com mais de 100 medalhas acumuladas, Daniela participa de competições desde os 7 anos. Segundo a mãe e professora, Juliana Maia, a bailarina chega a apresentar até 10 coreografias por concurso e participa de cerca de 10 eventos por ano.
A trajetória de Daniela começou cedo. Com apenas 1 ano, dançou com a mãe uma coreografia chamada “Amor de Chocolate”. Juliana lembra que, ainda na gravidez, Daniela já reagia a músicas clássicas usadas nas aulas de balé.
“É muito bom ensaiar com minha mãe. Mas, no balé, ela é minha professora. Nos horários vagos, é minha mãe”, diz Daniela.