25/10/2025

Notícia/Colunista

Burnout: o que é e como reconhecer os sinais

O termo Burnout vem do inglês e significa "queimar até o fim". É usado para descrever algo que se consome completamente, deixando de funcionar devido à exaustão total.

Na prática, o Burnout é um estado de esgotamento físico e mental provocado por estresse intenso e prolongado, muitas vezes relacionado ao excesso de trabalho.

Os principais sintomas incluem:

Fadiga extrema;

Insônia;

Baixa produtividade.


Ignorar os sinais de Burnout pode resultar em problemas de saúde graves, como doenças cardiovasculares, depressão e ansiedade. No entanto, com as estratégias certas, como o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, práticas de autocuidado e busca de apoio psicológico, é possível recuperar o bem-estar e evitar recaídas.

Priorize sua saúde mental!

O Dr. Adriano Figueiredo Souza Costa atende na Clínica Multidisciplinar Center Med, localizada na Rua Campos Sales, 184 - Centro, Campo Belo - MG. Para agendar sua consulta, entre em contato pelo telefone (35) 98469-7151.

autor

Dr. Adriano Figueiredo Souza Costa

-Médico graduado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH)
-Título de Especialista em Medicina da Familia e Comunidade (SBMFC e AMB)
-Médico Associado a Sociedade Brasileira de Medicina da Familia e Comunidade ( SBMFC), Sociedade Brasileira de Clínica Médica ( SBCM) , Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) e Associação Médica Brasileira (AMB),
-Pós-graduação em Atenção a Saúde das Pessoas com Sobrepeso e Obesidade (UFSC)
-Pós-graduação em Nutrologia (Faculdade UNIMED)
-Pós-graduação em Psiquiatria (Faculdade CENBRAP)
-Pós-graduação em Nutrição Hospitalar, Nutrição em Oncologia e Nutrição Clínica Aplicada ao Esporte ( Faculdade Play)
-Pós-graduação Nutrição Renal (INADES)
-Pós-graduação em Homeopatia (Plenitude Educação).

Dr. Adriano Figueiredo Souza Costa atende na Clínica Multidisciplinar Center Med, localizada na Rua Campos Sales, 184 - Centro, Campo Belo - MG. Para agendar sua consulta, entre em contato pelo telefone (35) 98469-7151.

Veja também