Na quarta-feira (20), um homem foi multado por abandonar duas cadelas em Lavras (MG) após se mudar para São Paulo (SP). Ele responderá pelo crime de maus-tratos a animais.
O tutor viajou para São Paulo no início do mês e pediu a duas mulheres para cuidarem das cadelas enquanto ele visitava a família. No entanto, ele deixou de manter contato com as responsáveis pelos animais.
Cerca de uma semana depois, as mulheres descobriram que o tutor havia solicitado que uma pessoa buscasse seus pertences na casa, mas não levou as cachorras. Diante disso, decidiram formalizar a denúncia.
A Polícia Militar do Meio Ambiente foi até o imóvel e encontrou os animais em condições precárias, sem os cuidados essenciais.
Os policiais verificaram que as cadelas estavam sendo vítimas de maus-tratos e, por isso, lavraram um auto de infração ambiental contra o homem. O valor da multa não foi divulgado. O abandono de animais domésticos é classificado como crime de maus-tratos, conforme a Lei Federal nº 9.605/98 e a Lei Estadual nº 22.231/16.
As cadelas foram resgatadas e encaminhadas para o Parque São Francisco de Assis. Segundo a polícia, os animais estarão disponíveis para adoção em breve.