O Brasil está prestes a enfrentar uma das mais severas e prolongadas ondas de calor de sua história recente. Conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas poderão subir até 5°C em algumas regiões do país. Estados como Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia estão entre os mais afetados.
O Inmet explica que esse calor extremo é provocado por uma série de fatores que mantêm o ar seco preso sobre o Brasil, fazendo com que o país se torne o mais quente do planeta durante esse período.
Embora fenômenos como esse sejam relativamente comuns em determinadas épocas do ano, a intensidade desta vez é incomum. Durante a primeira semana de setembro, a massa de ar quente deverá elevar as temperaturas em alguns locais a até 40ºC, com o calor mais intenso sendo registrado nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, onde os termômetros podem chegar aos 45ºC.
Previsão do tempo para esta terça-feira (3)
A capital do Mato Grosso, Cuiabá, deve registrar a temperatura mais alta do dia, com uma máxima de 42ºC. Outras capitais também terão temperaturas elevadas, acima dos 30ºC, como Rio Branco (36ºC), Porto Velho (39ºC), Manaus (36ºC), Boa Vista (36ºC), Belém (35ºC), Macapá (34ºC), Palmas (38ºC), São Luís (33ºC), Teresina (36ºC), Aracaju (31ºC), Campo Grande (37ºC), Goiânia (36ºC), Brasília (31ºC), Belo Horizonte (34ºC), Rio de Janeiro (31ºC) e São Paulo (31ºC).
Alerta de incêndios
A Fundação Florestal, que faz parte da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado de São Paulo (Semil), decidiu fechar temporariamente 80 Unidades de Conservação na região metropolitana e no interior do estado. A medida, tomada para reduzir o risco de incêndios florestais, estará em vigor até o dia 12 de setembro, podendo ser revista se as condições climáticas mudarem.
Nesse período, as equipes da fundação irão focar em ações de prevenção e combate a incêndios, além de monitorar as áreas sob sua responsabilidade. Outro objetivo é fornecer suporte às comunidades vizinhas, caso seja necessário.