A Pediatra Dra. Thaís Alvarenga Lopes é colunista do site Portal Campo Belo e vai tirar as dúvidas de você leitor(a), o assunto desta coluna será sobre se a criança que está resfriada pode tomar vacina da gripe.
Estou resfriado! Posso tomar a vacina da gripe?
Esta é uma dúvida frequente no consultório e no pronto socorro. Muitos pais estão adiando a vacinação devido aos resfriados. A maioria por ficar com medo de o quadro piorar, outros por falta de informação ou informação errada.
Se seu filho NÃO estiver com febre, SIM, a vacina pode e deve ser dada o mais rápido possível.
Ela demora cerca de 15 dias para começar a fazer efeito, então quanto mais adiar a vacina, pior será.
Quais são os sintomas do resfriado e da gripe?
Os sintomas do resfriado são parecidos com os sintomas da gripe. No entanto eles são mais brandos e duram menos tempo (2 a 5 dias). Incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. Caso apresente febre, ela ocorre em temperaturas baixas. A gripe, em geral, apresenta-se com febre alta, seguida de dor muscular , dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca ( mais intensos que o resfriado). Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar.
Caso ainda não tenha vacinado seu filho, corre e vacine.
Dra. Thaís Alvarenga é Graduada em Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora. Com residência médica em Pediatria pelo Hospital da Polícia Militar de Belo Horizonte.
Dra. Thaís realiza atendimentos particulares e pelo convênio com a UNIMED.
Dra. Thais atende na Clínica Vitalle, localizada na Avenida Sete de Setembro, 286, Centro - Campo Belo/MG. Agende a consulta de seu filho(a) pelos telefones (35) 3605-1818 (35) 99976-8810.
Graduada em Medicina pela na Universidade Federal de Juiz de Fora.
Com residência médica em Pediatria pelo Hospital da Polícia Militar de Belo Horizonte.
Dra. Thais atende na Clínica Vitalle, localizada na Avenida Sete de Setembro, 286, Centro - Campo Belo/MG. Agende a consulta de seu filho(a) pelos telefones (35) 3605-1818 (35) 99976-8810.