Na quarta-feira (27), os motoristas que trafegam pela Rodovia Fernão Dias, no Sul de Minas, notarão um aumento na tarifa de pedágio. A nova tarifa básica agora será de R$ 2,90, conforme estabelecido pela Deliberação 457, publicada no Diário Oficial da União em 21 de dezembro de 2023.
Esse ajuste tarifário, de acordo com a Arteris, a empresa responsável pela administração do trecho, está associado principalmente à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período. As praças de pedágio afetadas por essa atualização estão localizadas em Mairiporã (SP), Vargem (SP), Cambuí (MG), Careaçu (MG), Carmo da Cachoeira (MG), Santo Antônio do Amparo (MG), Carmópolis de Minas (MG) e Itatiaiuçu (MG).
Além disso, a Arteris destaca que desde o início da concessão em 2008, foram investidos cerca de R$ 3 bilhões em melhorias, obras e manutenção na BR-381. Esses investimentos abrangem a conservação do pavimento, instalação de sinalização e demais serviços, todos conforme os termos acordados no contrato com o órgão responsável pela concessão.
