27/10/2020

Notícia/Colunista

Por Dra.Thais Alvarenga Lopes: saiba como prevenir a anemia no seu bebê

A Pediatra Dra. Thais Alvarenga Lopes é colunista do site Portal Campo Belo e vai tirar as dúvidas de você leitor(a), o assunto desta coluna será sobre prevenção de anemia em bebês.

A anemia é definida como a condição na qual a concentração de hemoglobina no sangue está abaixo do normal.  Cerca de 50% dos casos acontecem em função da deficiência de ferro.

No Brasil, a prevalência de anemia entre menores de cinco anos é muito alta. No entanto, no primeiro ano de vida, na maioria das vezes, a anemia é silenciosa e quando mostra sintomas, a deficiência de ferro já está bastante avançada e a recuperação se torna lenta e pode deixar “sequelas”.

Estudos comprovam que crianças que apresentaram anemia durante os primeiros anos de vida, mesmo quando tratadas, possuem maior probabilidade de baixo rendimento escolar em idades posteriores.

Desta forma, a prevenção é a melhor medida. Veja como prevenir:

  • GESTAÇÃO : uso de polivitaminicos e compostos ferrosos. Alimentação saudável com ingestão de ferro.
  • PARTO: clampeamento tardio do cordão umbilical e amamentação na primeira hora de vida.
  • PRIMEIROS SEIS MESES DE VIDA: aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida. Suplementação profilática de ferro ( vitaminas).
  • A PARTIR DOS SEIS MESES DE ATÉ DOIS ANOS DE IDADE : Alimentação complementar saudável e adequada. Suplementação de ferro profilática (vitaminas).

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda suplementação profilática, isto é, preventiva, desde o 3º mês de vida, e indica exame se sangue (rotina) para todos os bebes com 12 meses de idade para rastreio da doença.

Obs: bebês prematuros ou que nasceram com baixo peso as recomendações são que iniciem a suplementação mais cedo. Verifique se seu filho está recebendo a oferta adequada de ferro junto ao seu pediatra, e leve-o para fazer o check-up se tiver mais de 1 aninho de vida.

Dra. Thaís Alvarenga é Graduada em Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora. Com residência médica em Pediatria pelo Hospital da Polícia Militar de Belo Horizonte. Dra. Thaís realiza atendimentos pelos seguintes convênios:

  • Unimed;
  • Vitallis;
  • GeAp;
  • Cemig;
  • Associação de bairro;
  • Particulares.

Dra. Thais atende na Clínica Vitalle, localizada na Avenida Sete de Setembro, 286, Centro - Campo Belo/MG. Agende a consulta de seu filho(a) pelos telefones (35) 3605-1818 (35) 99976-8810.

 

autor

Dra. Thaís Alvarenga Lopes

Graduada em Medicina pela  na Universidade Federal de Juiz de Fora.
Com residência médica em Pediatria pelo Hospital da Polícia Militar de Belo Horizonte.

Dra. Thais atende na Clínica Vitalle, localizada na Avenida Sete de Setembro, 286, Centro - Campo Belo/MG. Agende a consulta de seu filho(a) pelos telefones (35) 3605-1818 (35) 99976-8810.

Veja também