23/09/2020

Notícia/Colunista

Por Doutor Tássio Alvarenga Lopes: Jesus e a importância da socialização como prevenção ao suicídio!

Foto: Dr. Tassio Alvarenga Lopes

Jesus foi um líder religioso judaico, baluarte da fé cristã e exemplo de conduta seguido por muitos. Mesmo aos descrentes, a postura de vida de Jesus Cristo pode ser usada como norte quando se pensa na socialização entre os homens e sua importância na saúde mental.

Veja os versículos da bíblia abaixo citados.

Mateus 4:23

"E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todas as enfermidades e males entre o povo "

Mateus 9:10

"E aconteceu que, estando Jesus em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram para cear com Ele "

Lucas 10:39

"E tinha marta uma irmã, chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra."

As relações interpessoais profundas são fundamentais para a construção de raízes existenciais. Jesus andava por toda parte, comia com pessoas diferentes, expressava suas ideias, ouvia opiniões diversas e isto lhe trazia vida e vigor. 

Na psicopatologia podemos ler que a manutenção de ideias e de comportamentos pouco saudáveis advém, em boa parte, do isolacionismo. A inércia em mudar o que se pensa, a pobreza na comunicação interpessoal, a agressividade a terceiros e a consequente baixa consideração de amigos e familiares são consequências deste isolacionismo e podem levar as pessoas a atos suicidas.

Triangular com pessoas, ambientes e situações é fundamental na prevenção de atos de autoextermínio. Procurar sair de casa, caminhar, ir ao supermercado, ir ao cinema, ir a reuniões familiares, conversar com pessoas diferentes, viajar a lugares desconhecidos, enfim, sair do enclausuramento, ajuda as pessoas a ter mais esperança, mais autoestima e mais vontade de viver!

Exercite sua comunicação verbal e não verbal. permita-se conhecer e ser conhecido. O exemplo de Cristo pode ser fonte inspiradora para quem pensa em suicídio. Leia mais a respeito!  

autor

DR. TASSIO ALVARENGA LOPES

CRMMG 47.499 RQE 34.293

PSIQUIATRA COM FORMAÇÃO EM MEDICINA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA E RESIDENCIA MEDICA EM PSIQUIATRIA PELO CENTRO HOSPITALAR PSIQUIÁTRICO DE BARBACENA DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE MINAS GERAIS.

 

RUA SANTOS DUMONT, 271, CENTRO CAMPO BELO/MG

(35) 99246-4654

(35) 99906-1224

Veja também