18/11/2019

Notícia/Campo Belo

Novos Agentes de Turismo Rural recebem certificado e apresentam projetos para o desenvolvimento turístico da região de Campo Belo

Em clima de alegria, a turma de alunos que participou do Programa Agente de Turismo Rural, do Sistema Faemg / Senar MINAS, recebeu na última semana o certificado de conclusão do curso. A cerimônia foi realizada no distrito Porto dos Mendes, em Campo Belo. Autoridades dos municípios de Campo Belo e Cana Verde, parceiros e comunidade do distrito participaram da solenidade.

“Foi feito um grande trabalho com a turma. Há uma diversidade de perfis. Acredito que o objetivo foi atingido; percebi que os agentes de turismo rural já se articularam para dar seguimento ao trabalho de desenvolvimento do potencial turístico, com ações para fortalecer as tradições regionais. Com certeza o resultado atendeu a expectativa que temos com o Programa de Agente de Turismo Rural”, comentou o Coordenador da Formação Profissional Rural do Sistema Faemg / Senar MINAS, Luiz Ronilson Araújo Paiva, que acompanhou a formatura.

Além de Luiz Ronilson, também estiveram presentes na solenidade a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais Denise Cássia Garcia, a presidente do “Circuito Grutas e Mar de Minas” Fernanda Cunha e o instrutor do Programa de Formação em Turismo Rural Gustavo Toledo. “O curso foi muito positivo, um verdadeiro divisor de águas. A turma se empenhou, dedicou, e o nosso desejo era desenvolver o turismo na cidade, principalmente no Porto dos Mendes, um lugar que tem tudo para crescer nessa área. Foi tudo muito positivo”, conclui Denise presidente do sindicato rural.

A presidente do “Circuito Grutas e Mar de Minas” Fernanda Cunha destacou a importância de desenvolver o turismo preservando a identidade local: “O Circuito é uma instância de governança regional que atua no engajamento das atividades culturais regionais, que tentamos tratar de forma integrada, porém sempre respeitando a identidade de cada lugar. Cada local tem a sua história, a sua vocação para produzir e a sua beleza. Campo Belo hoje vive um momento especial porque tem um Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) atuante, uma Divisão de Turismo empenhada e uma administração municipal que mais tem investido em ações que buscam o desenvolvimento do turismo”.

Durante a tarde de sexta-feira (01), foi promovida uma programação com várias atividades, que envolveram moradores da comunidade de todas as idades. As ações começaram às 08h e seguiram até às 17h. Teve oficina de Educação Artística, na qual participaram os alunos da Escola Municipal Vereador Cristiano Pereira, Roda de Conversa sobre o Circuito Turístico, oficinas de artesanato e gastronomia, degustação de produtos fabricados por ex-alunos do Senar Minas. Um dos pratos que chamou a atenção foi o hambúrguer de tilápia, ao molho de abacaxi com rapadura, dentre outros pratos surpreendentes. As atividades foram desenvolvidas na Praça da Igreja e no Cruzeiro. O encerramento, com a entrega dos certificados, contou com música ao vivo e comercialização dos produtos típicos fabricados pela comunidade local e ex-alunos do Senar Minas.

“Deu para perceber que os participantes ficaram mais motivados a empreender no ramo. O programa despertou o interesse em todos, um dos alunos está investindo em um pequeno restaurante rural na cidade de Cana Verde; uma agência receptiva está sendo formada; também um ateliê de artesanato, foram testados três novos roteiros turísticos, foi lançado até um sanduíche de hambúrguer de tilápia. Essas são apenas algumas ações de muitas que pretendem realizar para fomentar o turismo rural”, comenta o instrutor Gustavo.

Porto dos Mendes

O distrito do Porto dos Mendes faz parte do município de Campo Belo, sendo banhado pelo Lago de Furnas. Possui uma igreja histórica, que em 2020 completará 200 anos; possui cerca de 70 moradores natos e aos finais de semana e feriados recebe inúmeros rancheiros e turistas. O distrito possui um rico e ainda pouco explorado potencial turístico.

Dona Regina Fiorini Carvalho declarou sua felicidade por estar no seu lugar de origem, reencontrando velhos amigos: “Meus irmãos vieram de Goiás, acabaram de chegar de viagem e viemos direto para o Porto dos Mendes, porque foi aqui onde nascemos e vivemos boa parte de nossas vidas. Nossos parabéns aos novos agentes de turismo, a todos os envolvidos nessa bela e promissora iniciativa.”, concluiu Regina.

Depoimentos

“Pretendo investir na construção de um apartamento e de um salão de festas, porque faltam pousadas, e na minha opinião a igreja, que é belíssima poderia realizar casamentos. Sou dessa região, minha família sempre atuou no ramo hoteleiro e pretendo investir aqui, em sociedade com minha família. É de iniciativas como esta que o local precisava”, diz a moradora de Campo Belo, Itália Rodrigues Silva, que tem uma propriedade no distrito Porto dos Mendes.

“Vi no programa uma oportunidade de associar a gastronomia ao turismo rural, tendo em vista a oportunidade de alavancar um restaurante rural em minha propriedade rural. Queremos implementar um projeto junto a prefeitura de Cana Verde para o desenvolvimento do turismo rural do município”, diz o aluno do programa e chefe de cozinha Ailton Silvio Cardoso.

“Aprendi muito com o programa. Algo que eu vou levar para a vida, muito aprendizado”, diz a aluna Ana Paula Honorato de Almeida, que trabalha em uma rede hoteleira de Campo Belo.

Veja também