18/11/2019

Notícia/Colunista

Carteira de trabalho digital: saiba como funciona e como habilitá-la

Foto: Contabilizando

Os brasileiros passou a contar, a partir do dia 24 de Setembro de 2019, com a Carteira de Trabalho Digital, documento totalmente em meio eletrônico e equivalente à antiga Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física.

A mudança vai assegurar facilidades para trabalhadores e empregados, com redução da burocracia e custos. Por exemplo: ao ser contratado, o novo empregado não precisará mais apresentar a carteira em papel. Bastará informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital.

O documento digital está previamente emitido para todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). No entanto, cada trabalhador terá de habilitar o documento, com a criação de uma conta de acesso no endereço www.gov.br/trabalho

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autor

Francis J. Celestiano Neves

Bacharel em Ciências Contábeis / Técnico de Contabilidade / Empresário contábil.

 

Rua Comendador Francisco Rodrigues Neves, nº 231, Centro de Campo Belo.

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