20/09/2019

Notícia/Colunista

Por Doutor Tássio Alvarenga Lopes: Folie à deux (Loucura a dois)

Foto: Dr. Tassio Alvarenga Lopes

Uma pessoa com transtorno mental pode induzir sintomas em uma outra pessoa saudável? Sim! Inacreditável, mas isto pode acontecer!

Fenômeno raro em sua forma mais pura de ocorrência, mas até bem comum em suas variações mais sutis. 

Em sua forma genuína de expressão, uma pessoa psicótica pode promover o aparecimento de sintomas psicóticos em outra pessoa aparentemente normal. É como se o transtorno psicótico fosse "transmitido" de um hospedeiro doente para um hospedeiro sadio. Só lembrando que psicose é quando uma pessoa ouve vozes ou vê coisas inexistentes ou tem a certeza irreal de estar sendo perseguido ou crê que pessoas estão falando mal dela, entre outras manifestações possíveis.

Folie a Deux acontece mais comumente dentro do ambiente familiar. Por exemplo, um filho esquizofrênico pode promover o aparecimento de sintomas esquizofrênicos em um pai ou mãe sadios. Para isto basta que a personalidade deste pai ou mãe seja mais frágil. Uma característica singular deste caso é que quando são separados, o paciente psicótico continua alucinado e delirando, enquanto o parente que espelhava a doença melhora sem uso de fármacos.

Folie a Deux é rara em sua forma genuína de expressão. Mas versões mais sutis desta manifestação psicopatológica são comuns no cotidiano das pessoas. Para ocorrer tal fenômeno basta existir um paciente com transtorno mental convivendo com uma pessoa sadia portadora de uma personalidade mais frágil e dependente. Vide alguns exemplos.

1. Uma pessoa com transtorno obsessivo compulsivo de conferir portas e janelas, por exemplo, casa-se com uma pessoa sadia e esta passa a conferir portas e janelas.

2. Uma mãe saudável vive junto com um filho ou filha de personalidade manipuladora e esta mãe passa a enxergar o mundo sobre a ótica manipulatória deste filho.

3. Pessoas consumidoras de redes sociais aceitam como verdades fake news e as propagam sem verificarem a veracidade dos fatos.

4. Uma pessoa se suicida e induz tal comportamento em outras que passam a se matar.

5. Um jovem usa droga e se envolve com crimes e expõe outros jovens a tais delitos.

Enfim, vale a pena você ler e saber sobre folie a deux. Vai saber você está vivendo a loucura dos outros?!

autor

DR. TASSIO ALVARENGA LOPES

CRMMG 47.499 RQE 34.293

PSIQUIATRA COM FORMAÇÃO EM MEDICINA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA E RESIDENCIA MEDICA EM PSIQUIATRIA PELO CENTRO HOSPITALAR PSIQUIÁTRICO DE BARBACENA DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE MINAS GERAIS.

 

RUA SANTOS DUMONT, 271 CENTRO CAMPO BELO MG

3831-1224 

99906-1224

Veja também