15/11/2018

Notícia/Colunista

Saiba como funciona a lente de contato dental

As lentes de contato dentais são facetas ultrafinas de porcelana, que são aplicadas sobre a superfície do dente para recobrir manchas ou melhorar a forma de dentes desgastados, promovendo boa estética. Permitem também o fechamento de pequenos diastemas ou espaços entre os dentes. Essas facetas podem alterar de forma impressionante o sorriso de uma pessoa e ajudam a melhorar sua autoconfiança.

A principal vantagem das lentes de contato em relação às facetas convencionais de porcelana é a preservação da estrutura dentária natural. Como elas apresentam uma espessura muito baixa, aproximadamente 0,2mm, geralmente não é necessário o desgaste dentário com brocas.

Já as facetas convencionais são levemente mais grossas, podendo ser utilizadas com uma espessura maior de porcelana, a fim de dar um volume maior, ou realinhar dentes com curvaturas ou formas desfavoráveis, dentes muito manchados ou muito amarelados. O procedimento costuma envolver a remoção de uma fina quantidade da camada mais exterior do dente, chamada de esmalte.

Além de melhorar a estética, as facetas também restabelecem a função e resistência do dente. Nos dentes anteriores, é possível o restabelecimento das guias anteriores, essenciais para o bom funcionamento da capacidade mastigatória com proteção mútua dos dentes, evitando desgastes excessivos e sobrecarga em alguns dentes. A porcelana é um material que proporciona estabilidade de cor e ótimas propriedades óticas, muito semelhantes ao esmalte dentário.

Outras indicações do uso das facetas de porcelana são a erosão e o desgaste dental, que resultam no adelgaçamento progressivo do esmalte, e geram, ao final, maior flexibilidade dental e deformações maiores da superfície do esmalte. A força motriz desse processo deve ser a preservação do esmalte remanescente.

• Quais são as vantagens das facetas de porcelana tradicionais e das lentes de contato?

Facetas de porcelana têm várias vantagens se comparado às facetas diretas de resina composta:

- Facetas de porcelana são muito duráveis. Embora as facetas de porcelana sejam muito finas, quando aderidas a uma superfície tornam-se muito resistentes. Elas podem durar por muitos anos, de 10 a 15 anos, geralmente, se você cuidar bem delas, com boa higiene oral, e evitar cortar ou mastigar objetos duros, como gelo.

- As facetas de porcelana são resistentes às manchas, ao contrário das facetas de resina que são mais porosas e permitem a impregnação de pigmentos escuros encontrados em alguns alimentos.

Por isso, o tratamento estético com as facetas de porcelana é a melhor indicação aos fumantes, por exemplo.

• Você é um bom candidato para as lentes de contato dentais?

As lentes de contato dentais não são apropriadas para todos os pacientes ou todos os tipos de dentes. A seleção dos casos é um fator extremamente importante para o sucesso desta técnica. Apenas um exame realizado pelo seu dentista poderá determinar se esse tipo de faceta dentária será apropriada para fazer as alterações desejadas e atender às suas expectativas.

Para a realização desse tratamento é fundamental que os dentes estejam saudáveis. Cárie dentária e doença periodontal devem ser tratadas antes do procedimento estético. Pessoas portadoras de bruxismo devem realizar o tratamento adequado, mas somente seu dentista para avaliar se o seu grau de bruxismo impede que as facetas sejam realizadas.

Dentes severamente mal posicionados ou dentes desalinhados podem ser uma contraindicação. O tratamento ortodôntico pode ser necessário para alcançar o resultado desejado.

Portanto, se você quer melhorar a aparência de seu sorriso, faça uma consulta com seu dentista e descubra se as lentes de contato dentais são indicadas para você!


O Consultório do Drº Rodrigo Massote Costa, está localizado na Praça Cônego Ulisses, nº125, sala 109, no centro de Campo Belo. O consultório trabalha com Clareamento, Clínica Geral, Cirurgia e Enxertos e Reabilitação Oral. Ligue (35) 3831-2700 / 9.9885-1975 e agende sua consulta!

 

Veja também