21/10/2018

Notícia/Campo Belo

Colonoscopia – o exame que detecta o câncer de intestino

Participe do site Portal Campo Belo pelo whatsapp (35) 9 9707-3488

colonoscopia é responsável por detectar o aparecimento de câncer no intestino. Também conhecido como uma endoscopia feita pelo ânus, esse exameflagra inflamações na parede intestinal, além de verrugas – os pólipos -, que podem ser pré-cancerosas, e tumores propriamente ditos. O exame permite além de diagnóstico, proceder a realização de biópsias, retirada de Polipos e dependendo do estágio até resseccao de tumores por um procedimento chamado de mucosectomia onde as lesões são passíveis de serem retiradas com margem de segurança. Muito melhor do que a cirurgia que abre o abdômen até atingir o intestino grosso – usada até a década de 1970, quando a colonoscopia chegou ao Brasil.



Quando fazer



Todas as pessoas aos 50 anos mesmo sem sintomas algum. A partir dos 30 anos nos pacientes com história familiar de câncer e Polipos. Sangue nas fezes e dor contínua no lado esquerdo também merecem essa investigação.



Qualquer idade nos pacientes com sintomas, portadores de doenças inflamatórias como colites e doença de crohn como acompanhamento clínico e recomenda-se no caso de parentes jovens com câncer intestinal que se inicie a investigação  10 anos antes do aparecimento no familiar. Ou seja, se vc teve um parente com câncer aos 35 anos de idade, comece a se prevenir aos 25.



Já a frequência, depende dos achados de quando ele é feito pela primeira vez, se não encontrar nada, a sugestão oficial – pelo menos até o momento – é que seja repetida a cada dez anos. Muitos médicos, porém, preferem indicar o repeteco a cada cinco. É mais seguro.



A evolução do pólipo para o câncer pode demorar até uma década. Quando a metamorfose ocorre, ela é traiçoeira. Dores, diarreias alternadas com constipações e sangramentos costumam aparecer na fase avançada da doença. Então, o tratamento é drástico.



A retossigmoidoscopia flexível e uma exame também realizado. O procedimento é semelhante a colonoscopia porém são avaliados apenas os 30 cm finais do intestino. É indicada pra rastreamento e diagnóstico de doenças do reto e do colon sigmoide



É  mais indicado em suspeita de problemas no final do intestino e muito utilizado no pre operatório de doenças orificiais como hemorroidas, fistulas, fissuras ou em acompanhamento de procedimentos realizados antes nessa regiao



A anuscopia é outro procedimento, bem mais simples, realizado em consultório, é visa o diagnóstico de doenças anais como hemorroidas internas, fistulas perianais, tumores anais e doenças sexualmente transmissiveis. Dor anal crônica, coceira anal. Na presença de dúvidas, sintomas ou prevenção procure um especialista na área, o coloproctologista.



Drº Claúdio Márcio de Carvalho Silva, especialista em Coloproctologia e Colonoscopia e Cirurgião do Aparelho Digestivo, está atendendo na cidade de Campo Belo na Bioclínica, localizada na rua Dom Silvério, nº 37, no Centro. Drº Claúdio fez especialização pelo Hospital Albert Einstein. As colonoscopia são feitas na Santa Casa de Campo Belo.



 



Drº Claúdio Márcio de Carvalho Silva  - CRM-MG 36906



         


Veja também