21/10/2018

Notícia/Geral

Campanha alerta sobre os riscos da pressão alta

HOJE DIA, 26 TEM AÇÃO DA EQUIPE DO NASF NA PRAÇA DOS EXPEDICIONÁRIOS EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA.

Foto: (Marcelo Camargo/Arquivo Agência Brasil)

Para alertar a população dos riscos da pressão alta, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) inicia hoje (26), Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, a campanha Meça sua Pressão. A iniciativa visa a informar e orientar sobre a importância de fazer a aferição regular da pressão arterial e de como prevenir a doença. São consideradas hipertensas pessoas com pressão arterial maior que 140/90 mmHg, mas, de acordo com a nova diretriz americana, esse parâmetro já baixou para 130/80 mmHg.



Nesta quinta-feira, dia 26, a equipe do NASF está na Praça dos Expedicionários das 08:00 às 15:00 horas para aferição de pressão arterial, distribuição de material educativo e orientações gerais.



“A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, pois não causa sintomas e é progressiva. Atinge homens e mulheres e 32,5% dos brasileiros sofrem com ela”, explica a enfermeira Grazia Guerra, coordenadora da campanha, que contará com programação extensiva na capital paulista.



Haverá ainda uma ação conjunta com o Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, representante brasileiro para a ação MMM-18 da Sociedade Internacional de Hipertensão. Em termos globais, a campanha visa a medir a pressão arterial de cerca de 25 milhões de pessoas durante o mês de maio, dedicado mundialmente à hipertensão arterial.



 


Veja também