Setenário das Dores e Semana Santa Paróquia Senhor Bom Jesus Campo Belo - Diocese de Oliveira – MG Capa o Senhor Bom Jesus e Nª Sra das Dores
Campanha da Fraternidade 2017
Tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”.
Lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15).
Objetivo Geral: Cuidar da criação de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos à luz do Evangelho.
A Semana Santa deve ser vivenciada em clima de oração pessoal, esforço de conversão e maior dedicação fraterna. O Cume de todas as Celebrações é a Vigília Pascal na noite do Sábado Santo. Esta Vigília se desdobra na alegria do Domingo da Ressurreição e nos cinqüenta dias do Tempo Pascal, o Pentecostes Sagrado, que é considerado como que um único e grande domingo.
Cada Celebração se situa como memorial do Senhor, o que é uma retomada da lembrança dos fatos antigos para viver e aplicar a eficácia atual que eles têm.
CONVITE
A Paróquia Senhor Bom Jesus convida todos os fiéis e visitantes para vivenciarem com piedade, fé, esperança e devoção o Setenário das Dores de Nossa Senhora e a Semana Santa, conforme a seguinte programação:
PROGRAMAÇÃO NO PERÍODO DA QUARESMA
DIA 12 de abril - Quarta-Feira Santa
“Filho, eis aí tua Mãe!”.
09h00 às 12h00: Confissões individuais na Igreja Nova Matriz.
14h00 às 17h00: Confissões individuais na Igreja Nova Matriz.
19h00: Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês.
19h00: Celebração da Santa Missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Cruzeiro).
20h00: Procissão com a Imagem do Senhor dos Passos saindo da Igreja Nossa Senhora das Mercês e, simultaneamente, com a Imagem de Nossa Senhora das Dores saindo da Igreja Nossa Senhora Aparecida (Cruzeiro), para a Igreja Matriz.
Trajeto da procissão: (Senhor dos Passos) - Saída da Igreja Nossa Senhora das Mercês, na Praça Abílio Neves, seguindo pelas ruas Benjamin Constant, Prudente de Morais, Floriano Peixoto, Joaquim Rios, Praças dos Expedicionários e Cônego Ulisses, até a Igreja Matriz.
Trajeto da procissão: (Nossa Senhora das Dores) - Saída da Praça Nossa Senhora Aparecida, Barão do Rio Branco, Dom Pedro II, Praça Rui Barbosa, Marechal Deodoro, Praça Cônego Ulisses, até a Igreja Matriz.
20h30: Sermão do Encontro, em frente à Igreja Matriz. Após o Sermão, segue a piedosa procissão com as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores para a Igreja Nova Matriz.
Trajeto da procissão: Saída da Igreja Matriz, pela lateral direita, descendo pelas Praças Cônego Ulisses e Expedicionários até a Igreja Nova Matriz.
DIA 13 de abril - Quinta-Feira Santa
08h30: Missa do Crisma, em Oliveira, presidida por Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro – Bispo Diocesano de Oliveira. Renovação das promessas sacerdotais pelo presbitério diocesano. Bênção do óleo dos Enfermos e dos Catecúmenos e consagração do óleo do Crisma.
SOLENE TRÍDUO PASCAL DA PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO DO SENHOR:
“Esta é a noite da Ceia do amor, a ceia em que Jesus por nós se entregou”
19h00: Celebração da Santa Missa vespertina da Ceia do Senhor, na Igreja Nova Matriz. Memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Cerimônia do Lava-pés. Trasladação do Santíssimo Sacramento que ficará exposto na Capela do Centro Pastoral Pe. José Erlei (Colégio São José) para adoração até a meia noite. Desnudação dos altares.
ESCALA DE ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO
Capela do Centro Pastoral (Colégio São José)
21h00 |
Apostolado de Oração; Legião de Maria; Pastoral da Saúde; Movimento Mãe Rainha; Oficina de Oração, Pastoral da Pessoa Idosa.
|
21h30 |
Pastoral Litúrgica; Catequese; Pastoral do Batismo; Pastoral Vocacional, Amor Exigente, Pastoral da Sobriedade.
|
22h00 |
Pastoral do Dízimo; Pastoral da Criança; MFC; MECE’s (1ª parte); Pastoral da Esperança.
|
22h30 |
MECE’s (2ª parte); Pastoral Familiar; MCC; ECC; Vicentinos, Pastoral da Solidariedade.
|
23h00 |
Pastoral da Juventude (EJC; MCC Jovem; EAC; Ministério Jovem da RCC; Grupos de Jovens, Aldeias de Adolescentes) e “Luz e Vida”.
|
23h30 |
SOVESC; Aldeias de Vida; Grupo de Oração Água Viva (RCC), Pastoral da comunicação.
|
DIA 14 de abril - Sexta-Feira Santa
“Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos porque pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!”
(Dia de silêncio, recolhimento e luto universal – JEJUM e ABSTINÊNCIA; também é dia de coleta para os Lugares Santos).
06h30: Via Sacra, encenada pelo “Luz e Vida”, saindo da Igreja Nova Matriz.
08h30 às 12h00: Confissões individuais na Igreja Nova Matriz.
15h00: Solene Ação Litúrgica: Liturgia da Palavra; Oração Universal; Adoração da Cruz; e Distribuição da Sagrada Comunhão. Irradiada pela Rádio Clube Campo Belo – AM.
19h00: Encenação da crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. SERMÃO DO DESCENDIMENTO.
Em seguida, piedosa procissão do Enterro.
Trajeto da procissão: Saída da Igreja Matriz, pela lateral direita, descendo pela Praça Cônego Ulisses, seguindo pela Av. Afonso Pena, Praça Ibraim Abrão, Rua João Pinheiro, até a Igreja Nova Matriz, na Praça dos Expedicionários.
DIA 15 de abril - Sábado Santo
“Ó noite de alegria verdadeira, que une de novo ao céu a terra inteira”
(Dia de recolhimento, oração e silêncio até à proclamação da Ressurreição do Senhor).
08h00 às 12h00: Visitação ao sepulcro do Senhor, na Igreja Matriz (Velha).
08h30 às 12h00: Confissões individuais na Capela do Centro Pastoral (Colégio São José).
19h00: Solene Vigília Pascal. Celebração do Fogo, Liturgia da Palavra, Batismal e Eucarística. Bênção do fogo e preparação do Círio Pascal, na Pça dos Expedicionários. Caminhada até a Igreja Nova Matriz.
NOTA: É indispensável que cada fiel traga sua vela para esta celebração, a mais importante de todo o ano litúrgico. Pedimos a gentileza de colocarem uma proteção na vela.
DIA 16 de abril - Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor
“Na verdade, Cristo ressuscitou, aleluia! A Ele o poder e a glória pelos séculos eternos.”
05h00: Celebração da Santa Missa na Igreja Nova Matriz.
Em seguida, procissão da Ressurreição.
Trajeto: Saída da Igreja Nova Matriz, pela lateral direita, subindo pelas Praças dos Expedicionários e Cônego Ulisses, contornado em frente à Igreja Matriz, descendo a Praça Cônego Ulisses, seguindo pela Rua Marechal Deodoro, Rua Santos Dumont, Praça Oscar Botelho, subindo a Av. João Pinheiro até a Igreja Nova Matriz.
08h15: Celebração da Santa Missa na Igreja N. Sra. Aparecida (Cruzeiro) e na Igreja São Luiz Gonzaga.
09h30: Celebração Solene da Santa Missa de Páscoa, na Igreja Nova Matriz (Participação especial das Crianças).
19h00: Celebração Solene da Santa Missa de Páscoa, na Igreja Nova Matriz.
Em seguida, procissão do Triunfo de Nossa Senhora.
Trajeto: Saída da Igreja Nova Matriz, pela lateral direita, subindo pelas Praças dos Expedicionários e Cônego Ulisses, até a Igreja Matriz.
20h30: Encenação, em frente à Igreja Matriz. Encerramento da Semana Santa.
1.Semana Santa é tempo de muita oração, piedade e renovação interior. Por isso, pede-se aos fiéis a participação intensa e o máximo de ordem, respeito e silêncio, também nas celebrações externas e nas procissões. Contamos com a colaboração dos comerciantes durante as procissões, fechando seu estabelecimento comercial em sinal de respeito e piedade.
2. Pedimos a todos os agentes de movimentos e pastorais de nossa paróquia para não realizarem reuniões durante a Semana Santa, buscando viver intensamente este momento tão importante na vida cristã. Por isso, informamos que o Centro de Pastoral Pe. José Erlei de Almeida estará fechado para a realização das mesmas, durante o período da Semana de Dores até Domingo da Páscoa.
3.Não deixe de fazer a sua confissão para a Páscoa do Senhor. A confissão deve ser humilde, íntegra, acompanhada do propósito firme e generoso de emenda para o futuro.
4.Para a participação nas procissões e na Vigília Pascal, cada um deve trazer a sua vela.
5.A Rádio Clube estará transmitindo as encenações. Desde já, nosso sincero agradecimento.
6.Contamos com a colaboração da Polícia Militar e do Tiro de Guerra para organização do trânsito durante as encenações e procissões.
7.Só poderão carregar o esquife do Senhor Morto os carregadores que se inscreverem, antecipadamente, na Nova Matriz.
8.Comissão para os Atos Externos: Agentes de Pastoral e Movimentos da Paróquia.
9.Responsável pela Comissão de Carregadores de Andores e do Esquife: Flávio Bracelete e Servinho.
10. Agradecemos ao Vigário Paroquial e demais sacerdotes, seminaristas e religiosos (as) pela preciosa ajuda; bem como a colaboração e o apoio da Polícia Militar, da Prefeitura Municipal, da Rádio Clube, das corporações musicais Santa Cecília e 28 de Setembro, dos corais e dos atores das encenações, do Tiro de Guerra e de todos os que ajudam e participam da celebração dos mistérios centrais de nossa fé. Que Deus abençoe e recompense a todos!
QUADRO SINTÉTICO DAS ENCENAÇÕES
Domingo de Ramos – 09/04
20h00: Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras
Segunda-Feira Santa – 10/04
20h00: Julgamento e Condenação
Terça-Feira Santa – 11/04
20h00: Encontro de Jesus com Maria
Sexta-Feira Santa – 14/04
19h00: Encenação da crucifixão e morte de Jesus.
Domingo da Páscoa – 16/04
20h30: Encenação da Ressurreição do Senhor.