25/10/2025

Notícia/Campo Belo

Confira a programação da Semana Santa

Participe do site Portal Campo Belo pelo whatsapp (35) 9707-3488

Setenário das Dores e Semana Santa Paróquia Senhor Bom Jesus Campo Belo - Diocese de Oliveira – MG Capa o Senhor Bom Jesus e Nª Sra das Dores



Campanha da Fraternidade 2017



Tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”.



Lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15).



 



Objetivo Geral: Cuidar da criação de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos à luz do Evangelho.



A Semana Santa deve ser vivenciada em clima de oração pessoal, esforço de conversão e maior dedicação fraterna. O Cume de todas as Celebrações é a Vigília Pascal na noite do Sábado Santo. Esta Vigília se desdobra na alegria do Domingo da Ressurreição e nos cinqüenta dias do Tempo Pascal, o Pentecostes Sagrado, que é considerado como que um único e grande domingo.



Cada Celebração se situa como memorial do Senhor, o que é uma retomada da lembrança dos fatos antigos para viver e aplicar a eficácia atual que eles têm.



 



 



CONVITE



 



A Paróquia Senhor Bom Jesus convida todos os fiéis e visitantes para vivenciarem com piedade, fé, esperança e devoção o Setenário das Dores de Nossa Senhora e a Semana Santa, conforme a seguinte programação:



 



PROGRAMAÇÃO NO PERÍODO DA QUARESMA



DIA 12 de abril - Quarta-Feira Santa



“Filho, eis aí tua Mãe!”.



 



09h00 às 12h00: Confissões individuais na Igreja Nova Matriz.



14h00 às 17h00: Confissões individuais na Igreja Nova Matriz.



19h00: Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês.



19h00: Celebração da Santa Missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Cruzeiro).



20h00: Procissão com a Imagem do Senhor dos Passos saindo da Igreja Nossa Senhora das Mercês e, simultaneamente, com a Imagem de Nossa Senhora das Dores saindo da Igreja Nossa Senhora Aparecida (Cruzeiro), para a Igreja Matriz.



Trajeto da procissão: (Senhor dos Passos) - Saída da Igreja Nossa Senhora das Mercês, na Praça Abílio Neves, seguindo pelas ruas Benjamin Constant, Prudente de Morais, Floriano Peixoto, Joaquim Rios, Praças dos Expedicionários e Cônego Ulisses, até a Igreja Matriz.



Trajeto da procissão: (Nossa Senhora das Dores) - Saída da Praça Nossa Senhora Aparecida, Barão do Rio Branco, Dom Pedro II, Praça Rui Barbosa, Marechal Deodoro, Praça Cônego Ulisses, até a Igreja Matriz.



20h30: Sermão do Encontro, em frente à Igreja Matriz. Após o Sermão, segue a piedosa procissão com as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores para a Igreja Nova Matriz.



Trajeto da procissão: Saída da Igreja Matriz, pela lateral direita, descendo pelas Praças Cônego Ulisses e Expedicionários até a Igreja Nova Matriz.



 



DIA 13 de abril - Quinta-Feira Santa



08h30: Missa do Crisma, em Oliveira, presidida por  Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro – Bispo Diocesano de Oliveira. Renovação das promessas sacerdotais pelo presbitério diocesano. Bênção do óleo dos Enfermos e dos Catecúmenos e consagração do óleo do Crisma.



 



SOLENE TRÍDUO PASCAL DA PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO DO SENHOR:



“Esta é a noite da Ceia do amor, a ceia em que Jesus por nós se entregou”



 



19h00: Celebração da Santa Missa vespertina da Ceia do Senhor, na Igreja Nova Matriz. Memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Cerimônia do Lava-pés. Trasladação do Santíssimo Sacramento que ficará exposto na Capela do Centro Pastoral Pe. José Erlei (Colégio São José) para adoração até a meia noite. Desnudação dos altares.



 



ESCALA DE ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO  



Capela do Centro Pastoral (Colégio São José)



 































 



21h00



 



Apostolado de Oração; Legião de Maria; Pastoral da Saúde; Movimento Mãe Rainha; Oficina de Oração, Pastoral da Pessoa Idosa.



 



 



21h30



 



Pastoral Litúrgica; Catequese; Pastoral do Batismo; Pastoral Vocacional, Amor Exigente, Pastoral da Sobriedade.



 



 



22h00



 



Pastoral do Dízimo; Pastoral da Criança; MFC;                     MECE’s (1ª parte); Pastoral da Esperança.



 



 



22h30



 



MECE’s (2ª parte); Pastoral Familiar; MCC; ECC; Vicentinos, Pastoral da Solidariedade.



 



 



23h00



 



Pastoral da Juventude (EJC; MCC Jovem; EAC; Ministério Jovem da RCC; Grupos de Jovens, Aldeias de Adolescentes) e “Luz e Vida”.



 



 



23h30



 



SOVESC; Aldeias de Vida; Grupo de Oração Água Viva (RCC), Pastoral da comunicação.



 




 



DIA 14 de abril - Sexta-Feira Santa



“Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos porque pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!”



 



(Dia de silêncio, recolhimento e luto universal – JEJUM e ABSTINÊNCIA; também é dia de coleta para os Lugares Santos).



06h30: Via Sacra, encenada pelo “Luz e Vida”, saindo da Igreja Nova Matriz.



08h30 às 12h00: Confissões individuais na Igreja Nova Matriz.



15h00: Solene Ação Litúrgica: Liturgia da Palavra; Oração Universal; Adoração da Cruz; e Distribuição da Sagrada Comunhão. Irradiada pela Rádio Clube Campo Belo – AM.



19h00: Encenação da crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. SERMÃO DO DESCENDIMENTO.



Em seguida, piedosa procissão do Enterro.



Trajeto da procissão: Saída da Igreja Matriz, pela lateral direita, descendo pela Praça Cônego Ulisses, seguindo pela Av. Afonso Pena, Praça Ibraim Abrão, Rua João Pinheiro, até a Igreja Nova Matriz, na Praça dos Expedicionários.



 



 



DIA 15 de abril - Sábado Santo



“Ó noite de alegria verdadeira, que une de novo ao céu a terra inteira”



 



(Dia de recolhimento, oração e silêncio até à proclamação da Ressurreição do Senhor).



 



08h00 às 12h00: Visitação ao sepulcro do Senhor, na Igreja Matriz (Velha).



08h30 às 12h00: Confissões individuais na Capela do Centro Pastoral (Colégio São José).



19h00: Solene Vigília Pascal. Celebração do Fogo, Liturgia da Palavra, Batismal e Eucarística. Bênção do fogo e preparação do Círio Pascal, na Pça dos Expedicionários. Caminhada até a Igreja Nova Matriz.



 



NOTA: É indispensável que cada fiel traga sua vela para esta celebração, a mais importante de todo o ano litúrgico. Pedimos a gentileza de colocarem uma proteção na vela.



 



 



DIA 16 de abril - Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor



“Na verdade, Cristo ressuscitou, aleluia! A Ele o poder e a glória pelos séculos eternos.”



 



05h00: Celebração da Santa Missa na Igreja Nova Matriz.



Em seguida, procissão da Ressurreição.



Trajeto: Saída da Igreja Nova Matriz, pela lateral direita, subindo pelas Praças dos Expedicionários e Cônego Ulisses, contornado em frente à Igreja Matriz, descendo a Praça Cônego Ulisses, seguindo pela Rua Marechal Deodoro, Rua Santos Dumont, Praça Oscar Botelho, subindo a Av. João Pinheiro até a Igreja Nova Matriz.



 



08h15: Celebração da Santa Missa na Igreja N. Sra. Aparecida (Cruzeiro) e na Igreja São Luiz Gonzaga.



09h30: Celebração Solene da Santa Missa de Páscoa, na Igreja Nova Matriz (Participação especial das Crianças).



19h00: Celebração Solene da Santa Missa de Páscoa, na Igreja Nova Matriz.



Em seguida, procissão do Triunfo de Nossa Senhora.



Trajeto: Saída da Igreja Nova Matriz, pela lateral direita, subindo pelas Praças dos Expedicionários e Cônego Ulisses, até a Igreja Matriz.



20h30: Encenação, em frente à Igreja Matriz. Encerramento da Semana Santa.



 



 



1.Semana Santa é tempo de muita oração, piedade e renovação interior. Por isso, pede-se aos fiéis a participação intensa e o máximo de ordem, respeito e silêncio, também nas celebrações externas e nas procissões. Contamos com a colaboração dos comerciantes durante as procissões, fechando seu estabelecimento comercial em sinal de respeito e piedade.



2. Pedimos a todos os agentes de movimentos e pastorais de nossa paróquia para não realizarem reuniões durante a Semana Santa, buscando viver intensamente este momento tão importante na vida cristã. Por isso, informamos que o Centro de Pastoral Pe. José Erlei de Almeida estará fechado para a realização das mesmas, durante o período da Semana de Dores até Domingo da Páscoa.



3.Não deixe de fazer a sua confissão para a Páscoa do Senhor. A confissão deve ser humilde, íntegra, acompanhada do propósito firme e generoso de emenda para o futuro.



4.Para a participação nas procissões e na Vigília Pascal, cada um deve trazer a sua vela.



5.A Rádio Clube estará transmitindo as encenações. Desde já, nosso sincero agradecimento.



6.Contamos com a colaboração da Polícia Militar e do Tiro de Guerra para organização do trânsito durante as encenações e procissões.



7.Só poderão carregar o esquife do Senhor Morto os carregadores que se inscreverem, antecipadamente, na Nova Matriz.



8.Comissão para os Atos Externos: Agentes de Pastoral e Movimentos da Paróquia.



9.Responsável pela Comissão de Carregadores de Andores e do Esquife: Flávio Bracelete e Servinho.



10. Agradecemos ao Vigário Paroquial e demais sacerdotes, seminaristas e religiosos (as) pela preciosa ajuda; bem como a colaboração e o apoio da Polícia Militar, da Prefeitura Municipal, da Rádio Clube, das corporações musicais Santa Cecília e 28 de Setembro, dos corais e dos atores das encenações, do Tiro de Guerra e de todos os que ajudam e participam da celebração dos mistérios centrais de nossa fé. Que Deus abençoe e recompense a todos!




  1. Lembramos aos fiéis, dizimistas e benfeitores que durante a Semana Santa serão realizadas as seguintes coletas: Domingo de Ramos, Campanha da Fraternidade – Coleta Nacional da Solidariedade; Coleta para os lugares santos, na Sexta-feira da Paixão. De Quinta-feira Santa até Domingo de Páscoa, pedimos aos fiéis uma colaboração para as despesas da Semana Santa, que poderá ser entregue num envelope próprio. Nossa gratidão pela generosidade!



 



 



QUADRO SINTÉTICO DAS ENCENAÇÕES



 



Domingo de Ramos – 09/04



20h00: Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras



Segunda-Feira Santa – 10/04



20h00: Julgamento e Condenação



Terça-Feira Santa – 11/04



20h00: Encontro de Jesus com Maria



Sexta-Feira Santa – 14/04



19h00: Encenação da crucifixão e morte de Jesus.



Domingo da Páscoa – 16/04



20h30: Encenação da Ressurreição do Senhor.


Veja também