19/05/2019

Notícia/Colunista

Por Dr. Thiago Reis Sallum: Catarata pode levar à cegueira

Foto: : Olho com Catarata. Fonte: drauziovarella.uol.com.br

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Catarata é responsável por 51 % dos casos de cegueira no mundo.

A catarata se caracteriza pela opacificação do cristalino, uma lente inicialmente transparente localizada dentro do globo ocular e que possibilita a entrada de luz e focalização das imagens.

O sintoma mais importante da Catarata é o embaçamento da visão. Tarefas comuns do dia-a-dia, como ler, dirigir ou reconhecer a expressão das pessoas se tornam mais difíceis com a progressão da doença.

A Catarata aparece com o avançar da idade, mais comumente após os 60 anos. Existem outras causas como: diabetes, traumas oculares, doenças inflamatórias oculares (uveítes), uso prolongado de corticóides (sob forma de colírio ou via oral), doenças infecciosas congênitas (rubéola, toxoplasmose), etc.

O tratamento é realizado por cirurgia e se dá por um procedimento rápido, indolor (anestesia local sob forma de colírio), que envolve delicadas técnicas e sofisticados equipamentos na sua execução.

Nessa cirurgia, o cristalino é removido e em seu lugar implanta-se uma lente artificial. A recuperação da visão pode ser percebida nas primeiras horas após sua realização. Caso você desconfie que esteja com Catarata, agende uma consulta agora mesmo com seu oftalmologista.

autor

DR. THIAGO REIS SALLUM

CRMMG 39.788 / RQE 29.119

MÉDICO PELA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS/ BH.

ESPECIALISTA EM OFTALMOLOGIA PELO CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA E ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA.

FELLOWSHIP EM GLAUCOMA PELA SANTA CASA DE BELO HORIZONTE.

 

INSTITUTO DE OLHOS DE CAMPO BELO

PRAÇA CÔNEGO ULISSES, 37 – CENTRO – CAMPO BELO/ MG 

Contatos: (35) 3832-4205 / 99930-2809 (whatsapp)

 

Veja também