23/04/2019

Notícia/Campo Belo

Quedas de eucaliptos deixam pelo menos 900 mil pessoas sem energia no Sul de Minas

A queda de árvores altas, como o eucalipto, está diretamente ligada à falta de energia para mais de 900 mil consumidores da região, segundo a Companhia Energética de Minas Gerais, a Cemig. Na última semana, moradores de pelo menos seis municípios ficaram sem energia elétrica porque eucaliptos atingiram as redes de transmissão. Entre as cidades afetadas estão Varginha, Santana da Vargem, Carmo da Cachoeira e Campo Belo.

Conforme a Cemig, como os eucaliptos são altos, eles se enroscam na rede elétrica. Só em 2018, a Cemig registrou mais de 6,5 mil ocorrências.

"De 10 ocorrências, entre seis ou sete são provenientes de quedas de eucaliptos. Nossas redes são construídas para suportar ventos, tempestade, até raios, com proteção dos para-raios, porém, elas não suportam a queda de eucaliptos, o que vem acontecendo com grande frequência", explica o técnico do sistema elétrico, Ademilson Ramon Ribeiro.

Ainda conforme a empresa, o ideal é não plantar esses tipos de árvores próximo à rede elétrica. "Não combina, rede elétrica e eucalipto, árvores, e quando fizer esse corte, cuidar para aquele broto não volte a crescer e tocar novamente na rede", completa o técnico.

Veja também